A gestão de vendas refere-se a condução da força de vendas e todas as atividades relacionadas a isso, como marketing, pesquisa, publicidade, preço, produto, distribuição, etc. Por meio do planejamento, treinamento, liderança e gerenciamento de recursos ela organiza a área comercial da empresa, seus objetivos e suas metas.

Saber vender não se resume apenas a ter um bom produto. Para realizar a venda é necessário ter alguns cuidados, e algumas ferramentas de gestão podem ser muito eficazes.

Como já sabemos o mercado e o consumidor sofrem mudanças em curtos períodos de tempo. Estudar e entender o ciclo da compra e o ciclo do cliente, aprimora cada vez mais as vendas.

Por isso, podemos dizer que gestão de vendas é todo o processo, desde a escolha do produto até o pós-vendas.

Para a gestão de vendas ser eficiente iniciamos pelo planejamento estratégico. Todas as informações de como a gestão será realizada devem estar nesse planejamento, tais como, responsáveis, funções, objetivos, estimativa de faturamento/vendas, metas de vendedores, estoque, prazos para relatórios e medidas corretivas a serem tomadas.

Veja algumas dicas para ajudar a otimização da sua gestão:

  • Uma boa gestão, em primeiro lugar, depende de um bom conhecimento do produto ou serviço. Nesse momento pode-se trabalhar juntamente com o departamento de marketing para criar estratégias e assim possibilitar um sucesso de vendas.
  • Um software de CRM é fundamental: ele possibilita um acompanhamento eficiente, simples e muito funcional dos processos que integram o ciclo de negócio da empresa. Escolher o sistema ideal significa ter mais controle das vendas, otimizar os processos e estreitar o relacionamento com os clientes, permitindo que a política de vendas da empresa gere índices cada vez melhores.
  • O processo de vendas deve estar constantemente sob análise. É importante que a gestão da área perceba que os vendedores necessitam de flexibilidade. Por isso, não estabeleça etapas fixas ou que se desconectem do processo. Aprenda sempre com o cliente e faça com que seu processo de vendas atenda cada vez mais as suas necessidades.
  • Possuir uma equipe de vendas bem orientada é um fator crucial para o sucesso da empresa. Os vendedores precisam entender quais os objetivos e  processos da organização. Fazer investimentos em softwares de vendas pode ser uma ótima alternativa para capacitar cada vez mais sua equipe e promover um atendimento completo ao seu consumidor.

 

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