Como sustentar sua área de vendas?

O tema de hoje é bastante frequente em reuniões e trabalhos de consultoria por ser muito comum o gerente de vendas, o empreendedor ou até mesmo um empresário experiente ter dificuldade para analisar cada pequena parte do seu departamento comercial.

Quais são os principais indicadores? O que está errado? Por que não atingimos a meta? Por onde começar?...

Diante disto, a orientação é dividir seu departamento comercial em três grandes pilares: Oportunidade, Venda Realizada e Venda Perdida.

  • Oportunidade é a forma mais simples de dizer que você tem a chance de aumentar sua receita através da venda de um produto/serviço.

É uma maneira de monitorar a existência da possibilidade de venda desde a sua identificação até a emissão do pedido. Portanto, mantenha o foco e não perca o time do cliente, divida seu processo comercial em etapas e faça o acompanhamento do seu funil de vendas semanalmente.

  • Venda Realizada é efetivamente tudo que você já vendeu.

Neste caso, potencialize seus pontos fortes para tornar-se referência no segmento e nunca deixe de criar ações para fidelizar seu cliente através de um bom programa de pós-venda.

Lembre-se, a carteira de clientes está repleta de oportunidades para comprar um produto/serviço novo, basta você saber aproveitar.

  • Venda Perdida é toda oportunidade que você perdeu para um concorrente ou que seu cliente tenha desistido da compra.

Sendo assim, faça uma relação dos principais motivos causadores desta venda perdida e tome medidas corretivas. Veja o porquê seu concorrente conseguiu vender e faça melhor.

Em outro caso, se seu cliente desistiu da compra é porque ele não estava totalmente comprometido com a negociação, portanto, crie diferenciais para trazê-lo ao seu lado.

Uma ótima reflexão e sucesso!